terça-feira, 1 de abril de 2008

Psicologia e comunicação

Há muito mais conspiração do que se pensa quando o assunto é manipulação de massas. A mídia nunca mediu esforços para "educar" populações mundo afora. É tirado das pessoas, de maneira sutil, a capacidade de reflexão sobre qualquer assunto; as opiniões já vêm prontas como em um cardápio: basta escolher a sua. No fundo, estão todos defendendo posições de grupos seletos que sempre nos pedem para não contarmos os nossos problemas.


Não faz muito tempo que li um livro chamado "Comunicação e Controle Social", que é a reunião de teses de vários mestrados nas áreas de Psicologia e Publicidade. O que eu achava antes ser uma "piração" da minha cabeça, foi atestado e comprovado com argumentos científicos pelos mestres escritores.


O programa de controle social tem base na psicologia. São mensagens sutis, quase subliminares, que nos alienam a todo momento se que percebamos. Uma simples propaganda de leite, como fez a Nestlé com o seu Ninho, pode causar estragos fora de qualquer suspeita. Há tempos, a marca propagandeou o seu leite como "o substituto do leite materno". Assim, muitas mães de baixa renda que não podiam amamentar compravam a mercadoria, mesmo sem poder, achando que poderiam confiar na propaganda. Resultado: milhares de crianças em idade de amamentação morreram em todo o mundo nessa época. No campo da publicidade, os exemplos são vastos. São modelos que impõem beleza, a ponto de fazerem uma mulher entrar em bulimia ou anorexia por achar que está fora dos padrões; ou mesmo uma superexposição de valores sentimentais em épocas de Natal, dia das Mães ou dos Pais, associando-os à compra de presentes.


O livro tratava mais da relação entre psicologia e publicidade, mas ela é também inerente ao jornalismo. O mesmo sistema de manipulação se faz presente através do sensacionalismo. Principalmente em telejornais, com imagens que mais parecem compor um filme de ação ou terror, o espectador é levado ao limite de suas emoções, deixando-se facilmente levar pela opinião do enunciador( o Fantástico é o melhor exemplo disso).


Não pense que o conteúdo midiático é elaborado à toa. Ele é milimetricamente calculado para "adestrar" você!


Acho essa música que segue excelente. É o que eu acabei de escrever, mas versada de maneira poética, feita pelos titãs do rock nacional:



http://www.youtube.com/watch?v=7wv7NabwtC0

Um comentário:

Glauber Farias disse...

CALOURO VAI MORREEEEEER!!!