segunda-feira, 14 de abril de 2008

O mau de ser popular

Graças à um mal-estar terrível estou conseguindo postar pela manhã. Como não só o meu estômago foi afetado, espero que nenhuma afirmação a seguir seja compreendida de maneira errada.

Não sei pra quê introdução, só quero falar de Ana Carolina. E, talvez, Ivete Sangalo.

Para começar, não sou fã de Ana Carolina. Admiro-a como artista, e apenas gosto do seu trabalho; nada de exageros.

Mas pude perceber que ela não é muito querida por aqueles que se dizem bons entendedores de música ou, se preferir, aqueles que acreditam ter nível cultural e intelectual mais elevado que a média. Ana Carolina, não há como negar, é uma artista de talento ímpar: ela toca, compõe, canta, arranja e produz, tudo isso muito bem. A cantora só tem um defeito, que é ser bastante popular, estando no gosto do chamado "povão". Suas músicas estão presentes em muitas trilhas de novelas das oito.

Espera aí. Defeito? Sim. Para muitos, ser popular é sinônimo de falta de talento, já que, de fato, a maioria dos artistas que carregam esse estigma não fazem por merecer. Mas existem exceções, e Ana Carolina é uma delas. Ela faz canções no estilo que segue a nova mpb, um som meloso e de refrões fáceis.

Por mais que ela tenha cometido o erro de ter gravado um cd ao vivo com Seu Jorge, não posso falar mal de Ana Carolina. É fato, para mim, que ela faz seu trabalho de maneira sublime. Por sorte - ou azar - chegou ao main stream e dele não quis mais sair. Para uma cantora que tem o seu nível de conhecimento sobre música, o caminho não seria outro.

Acredito que as pessoas devam ser frias ao analisar música, e despir-se que qualquer estigma que queiram ostentar ou preconceito para opinar sobre os artistas. Como já disse, não sou fã de Ana Carolina, mas essa história de defendê-la aproximou-me dela; agora com olhar mais crítico, creio que a admiro ainda mais. Vou até as últimas consequências, indo à sua apresentação na Concha Acústica, no próximo dia 26. Após a prova de fogo - que para qualquer artista é o show ao vivo - tenho certeza de que terei ainda mais argumentos para as discussões.


Ah, não quero falar da Piri... da Ivete Sangalo. Em outro post vocês vão entender.

Queria achar algum clipe desta música, mas não consegui. Para mim, é uma das melhores:



7 comentários:

Reny disse...

Que vídeo longo!

Anônimo disse...

fora umas musiquinhas legais que despontaram a carreira dela, depois de muito tempo e numa tentativa clara de se manter visivel, o cd com seu jorge foi o unico e derradeiro acerto... dos dois! kkk.

ahhh, reny, se eu fosse vc ficava com a cocaína mesmo! ;D

Reny disse...

O único e derradeiro acerto?

Cê é louco! Hauahauh...

E que venha Ana Carolina dia 26! :)

Max Demian disse...

Quem é pior, Zélia Duncan ou Ana Carolina?

Acordei com um mal estar no estômago também, que me deixou inutilizado pelo resto do dia.

Max Demian disse...

é, na verdade não foi uma pergunta, mas sim um comentário.

na verdade na verdade é parte de uma letra duma música.

ah, olá! Luis fala.

Di disse...

Disse tudo, só não radicalizaria tanto assim com "Veveta" hauhauhauahuah...mas exclusivamente falando de "Carol", queria te dizer que, eu como fã, falo para vc que só admira, q ela eh tudo isso e um pocuo mais!
Realmente os adeptos da dita "MPB pura e tradicional" acabam sendo tão tradicionais q ficam preconceituosos e quando surge um novo talento na seara musical da MPB eles vêem como uma espécie de afronta aos já existentes. Uma ignorância!
Acho que tem lugar pra todo mundo, tem lugar até pro "CRÉU"!
E Caetano sempre será caetano, ainda que surjam novos talentos!
A prova disso é Ana Carolina cantando "Retrato em branco e preto" de Chico Buarque!
Aff...lindo!

É isso ai... bjoooo

Di

Lucas Pacheco disse...

"Mas pude perceber que ela não é muito querida por aqueles que se dizem bons entendedores de música ou, se preferir, aqueles que acreditam ter nível cultural e intelectual mais elevado que a média.".
E você, onde se encaixa? :)

Minha mãe cansa com Ana Carolina aqui em casa, por esse mesmo motivo, acho que conseguiria acompanhar as músicas num show dela. E por ouvir, apenas digo que não é bom e também não é ruim. Fico em cima do muro! A explicação mais simples e verdadeira é que ela (suas músicas) não me faz "sentir". Seja lá excitação, seja lá a doce deprê de uma fossa!

Falo por mim, assim como você por si.
Não sei direito o que eu quis dizer com isto! :D

Gostei da vitrine!