quinta-feira, 3 de abril de 2008

Para toda a vida

Em épocas de colegial, o meu passatempo nas aulas de física ou matemática eram os rabiscos no caderno. Escrevia letras de músicas, logotipos de bandas(mesmo sendo limitada enquanto desenhista), poemas de Drummond e frases de Clarice ou Saramago.

Nunca tinha me ocorrido transcrever um trecho de um livro até que, no primeiro ano, li, pela primeira vez, Dom Casmurro, de Machado de Assis. Não preciso dizer que foi um dos melhores livros com que já tive contato.

Este ano é o centenário da morte do escritor. Através da Lei nº 11.522, assinada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil, 2008 ficará marcado como o Ano Nacional Machado de Assis.

Como parte das comemorações, estão programadas conferências, exposições e feiras de livros voltadas para o maior escritor brasileiro. Havará também homenagens na Bienal do livro de São Paulo, além da digitalização de suas obras.

Ah, sim, a passagem da obra. Levei o livro para a escola e, durante uma aula sobre óptica, aprendi muito sobre a subjetividade humana, através da sua excelente definição de "alma".

Levarei para toda a vida.

"A alma da gente, como sabes, é uma casa assim disposta, não raro com janelas para todos os lados, muita luz e ar puro. Também as há fechadas e escuras, sem janelas, ou com poucas e gradeadas, à semelhança de conventos e prisões. Outrossim, capelas e bazares, simples alpendres ou paços suntuosos".

4 comentários:

Marccela Vegah disse...

Reny!
você é muuuito jornalista, cara!
beijos enormes, futura colega d eprofissao e ex-colega d epre-vestibular!

Gilvan Reis. disse...

Tipo, adorei! Machado de Assis é um dos melhores escritores que já li. Tem o raro poder de fazer com que as palavras penetrem na alma. E consegue isso de forma, muitas vezes, dolorosa, até corrosiva.

No mais, não quero nem pensar nos tempos de escola. Tenho tanta saudade. Na época, eu escrevia frases do Galeano, poesias do Drummond, desenhava, prestava atenção nas aulas, perturbava...como era bom!

Glauber Farias disse...

gente, serio. calouro eh um caso serio! haha. ou vc esta tao empolgada que esta deixando o discurso jornalistico contaminar (eh isso mermo, contaminar!) o seu texto, ou vc aproveitou um trechinho de alguma nota que vc escreveu pra publicar no blog... primeiro começa como um blog, aí entra a jornalista, aí depois volta a blogueira pra finalizar!! haha, beijos!

Glauber Farias disse...

ai, gente... escola??
ai, gente... machado de assis???

me poupem, beijos!