domingo, 23 de novembro de 2008

Inacreditável


Quem achava graça quando a expressão Chinese Democracy entrava nas rodas de conversa, vai ter que mudar a piada. O tão esperado álbum de inéditas do Guns N' Roses, banda que conta somente com o vocalista Axl Rose de sua formação original, finalmente foi disponibilizado no Myspace do grupo. O disco começou a ser gravado em 1997, mas só em 2002 foi anunciada a estréia, dando início a uma série de adiamentos que só tiveram fim hoje, 23 de novembro de 2008, com o lançamento oficial da aguardada democracia chinesa.

O mal que ataca bandas clássicas que tentam voltar, com sucesso, depois de anos de recesso, parece não ter atingido o Guns. Depois do retorno triunfal do AC/DC, com o seu excelente Black Ice, o Guns provou que, guardadas as devidas proporções, ainda consegue fazer um bom trabalho.

Nada compensa os aparentemente intermináveis anos de espera, mas a sonoridade do Chinese Democracy surpreende por ser moderno e, ao mesmo tempo, não deixar de ser o bom e velho Guns N' Roses. Em alguns momentos, como nas ótimas Better e Shackler's Revenge, parece estarmos ouvindo um disco de new metal. Mas, se persarmos bem, o que seria a junção do hard rock feito pelo grupo nos anos 90, aliado à modernidade do rock da nova geração? É isso aí que estamos ouvindo. Vale lembrar que o timbre vocal do vocalista continua intocável.

Os saudosistas da antiga sonoridade da banda não vão parar de ouvir a música que dá nome ao disco, além de Scraped e da balada Street of Dreams.

Fica aqui a dica para quem está a fim de escutar um bom disco de rock, com a referência de uma grande banda do estilo. Agora é sonhar com uma possível turnê por essas bandas.
[A música Better é, de fato, viciante. Tem todo o potencial para virar hit].

Nenhum comentário: