A recente polêmica sobre o udo dos cartões corporativos por membros do governo reacende a já gasta, porém pertinente, discussão sobre a mal uso do dinheiro público. Neste caso, parece-nos que, aparentemente por vias legais, os nossos representantes fazem compras pessoais e gastos indevidos com a verba que deveria servir de suporte ao exercício das funções executivas e legislativas. Mais uma vez, como era de se esperar, a mídia bombardeia o governo Lula, veiculando excesso de informações que não vão dar em nada - à exemplo da CPI e das suposições sobre o governo FHC - e deixando camuflado o real debate sobre a corrupção brasileira, aquele que aponta causas e culmina em soluções.
A pauta veio à tona quando a ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, foi acusada de usar indevidamente os referidos cartões. Se for mesmo verdade, que ela foi corrupta, isto todos sabem, mas há outros fatos a serem analisados. Matilde é peixe pequeno em mar de tubarões ferozes, ou seja, há gente muito mais fraudulenta que ela naquele governo. Gente que rouba muito mais e não é investigada, e quando é, mesmo comprovado crime, permanece inabalada no meio político.
O que mais indigna é saber que toda essa maré vai morrer na praia (ou até antes dela). Deputados e senadores serão convocados para presidir sessões da CPI, vão ganhar cifras e notoriedade por isso, mas e a sociedade? Bem, ela vai continuar do jeito que está, saturada de debate político vazio, alienada aos problemas que mancham o Brasil. Só nos resta esperar o próximo escândalo do circo do Lula. Apostas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário