segunda-feira, 13 de abril de 2009


Presidente da Bolívia faz greve que fome para conseguir aprovação de lei! Evo Morales já está há cincos dias só com chá de camomila (isso é o que dizem) e , segundo seu médico, passa bem. Ninguém que passa cinco dias sem colocar qualquer alimento na boca passa bem.

Pense em um absurdo. Na Bolívia é pior. Parafraseando Otávio Mangabeira, chega a ser bizarro pensar que um presidente fez greve de fome para conseguir aprovar uma lei. Vocês conseguem imaginar o absurdo que é essa situação. Democracia pra quê? Ao menos o Evo usou um jeito menos convencional de coersão, e mais sutil, por incrível que pareça. Alguém precisa impor limites aós líderes latino-americanos que fazem mal uso do socialismo.
Queria muito poder dizer que é uma criança grande, que faz bico quando não tem suas vontades atendidas. Mas é tudo mais grave e complexo que isso, óbvio. É o monstro do assitencialismo/continuismo que assombra a América Latina. Nem me venha falar da esquerda na América Latina.

O pior caminho para diminuir as desigualdades no Brasil é o paternalismo de Lula. O tal do socialismo do séc. XXI nunca foi tão bem sucedido. Latino-americanos, uni-vos contra o cabresto!

Nenhum comentário: