quinta-feira, 16 de abril de 2009

Eufemismos

"...Hey Satan! Paid my dues
Playin' in a rockin' band
Hey Mama!
Look at me
I'm on my way to the promise land..."


Você gostaria de ser enterrado ao som desse clássico do AC/DC? Eu não, e acredito que a maioria compartilhe da mesma opinião, a não ser Ozzy Osbourne. Pois bem, acreditem ou não, essa canção está no topo da lista de músicas mais tocadas em enterros ocorridos no Reino Unido. Na frente de um dos maiores hinos do rock'n'roll, está "My Way"*, de Frank Sinatra, que ficou em primeiro lugar, o que é até compreensível. My Way tem todo um ar saudosista e - ponto importante - tem melodia fúnebre.
Outra bizarrice desse ranking é "Another One Bite The Dust", do Queen. Se pelo menos a letra pudesse ser adaptável ao clima tenso de uma morte, tudo bem, mas como se toca uma música dancente enquanto se canta: I'm standing on my own two feet/out of the doorway the bullets rip/repeating to the sound of the beat?
Entre todas as músicas que aparecem na matéria, divulgada pela AFP de Londres, a que escolheria para o meu enterro é "Unforgettable", de Nate King Cole. Cantada, logicamente, pela sua filha, Natalie Cole, dona de uma voz incrível. A letra parece ter sido escrita em um contexto amoroso, mas serve a esse momento. Veja o vídeo:





Para ser sincera, a canção da minha partida (adoro eufemismos!) seria "Vivo de novo", do Gram. Ela é toda sugestiva, a começar pelo título. Não precisava mudar nada, melodia, letra, nada:



A música acaba se prestando, também, a esses papéis.

Nenhum comentário: