quinta-feira, 17 de julho de 2008

Apesar de tudo

(Ouro preto)
(Congonhas do Campo)


(Praça da Liberdade - Belo Horizonte)


Férias, por hora, podem ser um problema para a vida intelectual do estudante. A fadiga eterna, a certeza de saber que não há necessidade de se produzir algo útil, tudo isso nos amolece. O ócio criativo, pela primeira vez na minha vida, não funcionou.

Para começar, o tempo que passei nas Minas Gerais foi de leitura zero. Levei dois livros, mas quem disse que os parentes me deixavam em paz? Por outro lado - e aí, sim, obtive um outro tipo de ganho cultural - pude descobrir um pouco mais sobre a história dos inconfidentes, que acaba se confundindo com a própria história do Brasil. Por conta disso, os guias turísticos e até os próprios cidadãos, quando falavam de sua cidade, transpareciam orgulho e afeto.

É o que nos falta, baianos, apesar de tudo, orgulho da nossa cidade, o verdadeiro nascedouro.

Há uma boa comparação a se fazer. Dois estados que, cada um ao seu modo, em decadência, foram assumidos por governadores que prometiam mudança. Aécio Neves, em Minas, e Jaques Wagner, na Bahia. Para as bandas de lá, o provavel futuro presidente do país parece agradar as massas. Reformou praças, inaugurou hospitais, aumentou o salário dos professores do Estado. Segundo o meu primo Victor, ele "pegou um Estado quebrado e melhorou cem por cento". Mas não posso olhar a situação por um único lado, ponderar é necessário. Como turista, conheci apenas a parte "consertada" da cidade, os pontos referenciais, etc. Meu tio, delegado afastado da Polícia Federal, foi o único a falar mal do "Aécio Cheira Neves". O sobrenome do meio dispensa qualquer explicação. Já o Sr. João Wilton, não. Como bom partidário da sua classe, diz que esse governo é uma grande farsa. Incrível como a relação entre a polícia e o Estado, em qualquer cidade, é delicada. É incrivelmente absurdo, um verdadeiro show de irresponsabilidade (o problema da segurança pública parece não incomodar mais...). Por não estar inteiramente por dentro do cenário político de lá, incluindo as necessárias posições da oposição no Estado, mal posso tirar conclusões. Posso apenas arriscar que a situação não seja tão diferente da nossa.

Jaques Wagner assumiu o governo baiano promentendo revolucionar a política por aqui (talvez ele ainda não sacou que o PT nada entende de revolução...). Prometeu mudanças, óbvio, como todos os outros. Mas o que ,a cada dia, me deixa mais convicta é a certeza de que o único setor de melhoras foi o cultural. De resto, percebo uma estagnação incrível. Inclusive no caso da segurança, que sempre foi assim, essa questão frágil. A diferença é que o governo carlista conseguia facilmente camuflar as informações na imprensa, forjando situações sem cabimento. Em termos estruturais, tentei colocar-me como turista em Salvador para compará-la a Belo Horizonte. E cheguei a tristes verdades. A capital da Bahia, que vive do turismo, não se pode deixar degradar da maneira como está. Não pode se iludir com a "gestão de obrinhas" de João Henrique, muito menos com uma suposta melhora trazida pelo governo Wagner. Somos mais críticos com o que é nosso (ou deveria ser), claro, mas BH me pareceu mais preocupada com suas aparências, que podem enganar, vale lembrar.

Tudo isso para dizer que minha letargia intelectual talvez tenha sido apenas uma impressão. Aprendi muitas coisas, inclusive algumas pessoais, que não são de utilidade pública.

Assim sendo, não há problemas, "Demian" pode esperar mais um pouco.

3 comentários:

Reny disse...

Enfim, depois de quase um mês, algum post.

"O Autor", disse...

Centenas de pessoas (600 eu acho)foram assassinadas em Salvador?

É verdade ou exagero da mídia?

Aqui em Eunápolis, sul da Bahia, não está muito diferente.

Belo Blog!

Reny disse...

É verdade. Creio que muito mais que isso. O que eu disse, se não ficou muito claro, é que esse situação está exposta agora, mas sempre foi assim. O problema é que, no auge do carlismo, a imprensa era amordaçada pelos políticos do poder.

E o Netinho vem aí. Isso é uma perigo!

Ah, e as fotos, todas tiradas por mim, muito obrigada! :P